PMPR participa do lançamento da "Operação Saúde e Paz no Trânsito" 02/05/2024 - 16:58

Em uma ação coordenada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SESP), a Polícia Militar do Paraná (PMPR) juntamente com outros importantes órgãos de segurança e saúde, deu início à "Operação Saúde e Paz no Trânsito" na tarde desta quinta-feira (02/05). A iniciativa, que ocorre simultaneamente ao lançamento da campanha Maio Amarelo, tem como meta principal a preservação da vida e a redução de acidentes e delitos no trânsito em todo o estado.

Além da PMPR, que irá atuar com o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), comoo Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), além dos pelotões de trânsito dos batalhões, a operação conta também com a participação da Polícia Civil do Paraná (PCPR), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Secretaria de Estado da Saúde (SESA), Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, Guarda Municipal de Curitiba, e a Assessoria Militar do DETRAN-PR. Esta ampla coalizão reforça a importância e a seriedade da campanha, que se estenderá pelas principais cidades do Paraná, incluindo Curitiba, Maringá, Londrina, Cascavel e Foz do Iguaçu.

Um dos objetivos centrais da operação é a redução da superlotação hospitalar, que tem sido agravada pelos frequentes acidentes de trânsito, além dos casos de dengue e problemas respiratórios. Com ações estratégicas de policiamento intensificado, tanto em vias urbanas quanto rodovias, e distribuição de material educativo, espera-se uma diminuição significativa no número de acidentes.

O Coronel Jefferson Silva, comandante-geral da PMPR, enfatizou a importância do engajamento contínuo da polícia nas iniciativas de prevenção: "A participação da Polícia Militar do Paraná é crucial para garantir a eficácia desta operação. Estamos comprometidos em utilizar todos os recursos disponíveis para educar os motoristas e reforçar a presença policial nas estradas. Afinal, a paz no trânsito começa com ações concretas e responsáveis de cada um de nós, e é nossa missão assegurar que essa mensagem chegue a todos os cidadãos do estado."

MAIO AMARELO - A campanha Maio Amarelo, que está em sua 11ª edição, foi criada pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) e tem sido fundamental para promover uma mudança de comportamento nos motoristas e pedestres. No Paraná, a campanha foi oficialmente reconhecida pela Lei Estadual nº 18.624, de 20 de novembro de 2015, que solidifica o compromisso do estado com a segurança no trânsito.

Através desta operação e das atividades relacionadas ao Maio Amarelo, a PMPR reafirma seu compromisso com a segurança e o bem-estar de toda a sociedade, promovendo um trânsito mais seguro e harmonioso para todos.

Comunicação Social da PMPR